Ramal de Camocim - km 297,904 (1960)
|
Os passageiros pernoitavam na cidade e apenas no dia seguinte seguim viagem até Oticica, onde era o fim da linha. O trem passava pela estação de Uruoca as 7:oo h da manhã e 16:00h. Quando atenazava, passa a noite. Nos dias em que o trem transportava carga mais comuns como o algodão, a mamona, o milho, feijão e farinha, produtos que movimentavam a economia da época.
Segundos relatos, no dia 15 de março de 1977, foi a última vez que o trem de passageiros passou por Uruoca, a linha que só era usada para transportar cargas, meses depois não mais funcionaria. O "ramal", como era conhecido teve seu encerramento devido à falta de lucro. A passagem era muito barata, de Uruoca a Sobral na época custava apenas dois mil réis, e não dava para sustentar a máquina, seria substituído pelos transportes ferroviários.
Um acontecimento muito importante da estação foi por volta de 1945 e 1946 onde o Sr. Coraci Gomes de Medeiros (trabalhador da ferrovia na época), lembra com exatidão do momento da chegada do Sargento Mirabial Pessoa de Andrade (o qual tem uma rua em Uruoca com seu nome em sua homenagem), o mesmo vinha da Itália, e havia participado da guerra. O senhor Coraci relata que: "Foram muitas emoções, muita gente em uma só voz cantando o Hino Nacional, foi um dia muito feliz e emocionante, lembro-me que foi o único dia em que a estação recebeu mais pessoas em sua história, nunca mais teve um dia como aquele". Lembra emocionado.
Após muitas tentativas de reabri-la, depois de seu fechamento em 1977, só agora no inicio do ano de 2009 teve uma reforma e foi reaberta em Julho de 2009 como um ponto para a venda de artesanato. Está bem conservada, e seu funcionamento é diário. Varias artesãos confeccionaram seus materiais e fazem da estação um local para a venda de seus produtos, feitos com papel, croché bordados, fuxicos, peças de barros e materiais feito plásticos.
Fonte : Biblioteca Municipal de Uruoca
e www.estacoesferroviarias.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário